Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação –
CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO
FUNDAMENTAL
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
Caro(a) candidato(a)
O estudo da
Língua Portuguesa oferece inúmeras possibilidades, porque várias são as
experiências que os textos oferecem sobre os fatos da realidade, sobre
experiências humanas, estabelecendo, pela leitura, um diálogo com o que está
escrito. Ler e escrever constituem atos comunicativos que ampliam a sua
participação social no mundo, de forma mais crítica, criativa e atuante.
Este Programa
o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são
algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a
referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de
textos, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você
conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.
Boa
Sorte!
|
CONTEÚDOS
|
1.
TEXTOS
1.1
Textos informativos (jornal, revista; propaganda, charge).
1.2
Textos literários (crônicas, poemas, poesias, contos, fábulas).
- Músicas
populares.
|
2. NARRAÇÃO E DESCRIÇÃO
2.1 Narração: conta-se uma história,
observando-se a seqüência dos fatos (começo, meio e fim).
2.2
Descrição: descrevem-se as características físicas e interiores de uma
pessoa; características
de um animal; de um ambiente, de um lugar.
|
3.
ORTOGRAFIA
3.1. Significação das palavras
-
Sinônimos
-
Antônimos
-
Parônimos
-
Homônimos
-
Homógrafos
-
Homófonas
|
4.
SINAIS DE PONTUAÇÃO
4.1. Vírgula
-
Exclamação
-
Interrogação
-
Ponto
e vírgula
-
Dois
pontos
-
Travessão
|
5. CONCORDÂNCIA NOMINAL (nome) e
VERBAL (verbo)
5.1. Nominal
-
O
artigo e o substantivo
-
O
adjetivo e o substantivo
-
O
numeral e o substantivo
-
O
pronome e o substantivo
5.2.
Verbal: o verbo concorda com o sujeito em número (singular e plural) e pessoa
(1ª, 2ª e 3ª pessoa do singular ou do plural).
|
6. MODOS E TEMPOS VERBAIS
(indicativo, subjuntivo e imperativo / presente, passado / futuro).
6.1. Indicativo: indica a ação de
modo certo, positivo, real.
Subjuntivo: indica a ação de modo
incerto, vago, duvidoso.
|
7.
ADVÉRBIOS
7.1. Função modificadora dos
advérbios
-
modificam
o sentido do verbo
-
modificam
o sentido do adjetivo
-
modificam
o sentido de outro advérbio
-
Algumas circunstâncias que os advérbios indicam:
Ø
lugar
Ø
tempo
Ø
afirmação
Ø negação
Ø
dúvida
Ø
intensidade
Ø
modo
|
8. USO DAS
PREPOSIÇÕES
8.1. Preposições – palavras que ligam dois termos entre si.
|
9. USO DAS
CONJUNÇÕES
9.1. Coordenativas (são independentes) = ligam palavras ou
orações do mesmo valor ou função.
9.2. Subordinativas (dependentes) = ligam duas orações,
subordinando uma à outra.
|
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
ANDRÉ, Hildebrando. Gramática Ilustrada. São Paulo: Editora
Moderna, 1990.
HOLANDA, Aurélio Buarque de. Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa.
Rio de Janeiro: Editora Nacional, 1987.
SACCONI, Luiz Antônio. Nossa Gramática em testes e exercícios.
São Paulo: Editora Moderna, 1990.
SARGENTIM, Hermínio G. Redação, Curso Básico. São Paulo:
Editora IBEP, 1991.
SOARES, Magda. Português através de textos. Volumes 1, 2, 3, 4. São Paulo: Editora
Moderna, 1990.
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS
Educação de Jovens e Adultos
Comissão
Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO
FUNDAMENTAL
|
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA -
INGLÊS
|
Caro(a) candidato(a)
O Inglês tornou-se um dos principais
veículos de comunicação nos meios diplomáticos, no comércio mundial, nas
competições esportivas, no turismo, nos congressos sobre ciência, tecnologia,
arte etc. Por isso é muito importante conhecer a Língua Inglesa, para ter
possibilidade de entender e se situar no mundo atual.
Para melhor compreender a Língua
Inglesa, você deverá estudar: os pronomes pessoais, verbo ser e estar,
saudações, os artigos, pronomes demonstrativos, substantivos, adjetivos, as
preposições e as horas.
Este
Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos
são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a
referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de
texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você
conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.
Boa
Sorte!
|
CONTEÚDOS
|
1. PRONOMES PESSOAIS NA FUNÇÃO DE
SUJEITO
1.1. Pronomes pessoais (Personal
Pronouns)
|
2. VERBO SER / ESTAR (Verb To Be)
2.1.
Nas formas afirmativas
-
Nas formas negativas
-
Nas
formas Interrogativas
-
Nas
formas abreviadas
-
Dando
respostas completas para perguntas:
-
Dando respostas curtas para
perguntas:
|
3. FORMAS DE SAUDAÇÕES
3.1 Saudações e cumprimentos (Greetings)
-
Good morning,
good afternoon, good evening, good night, see you tomorrow.
-
How are you?
/ What´s your name?
-
My name is...
|
4. ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS
4.1 Artigos Definidos (Definite Articles) – THE
-
Artigos Indefinidos (Indefinite
Articles) - A / AN
|
5. PRONOMES
DEMONSTRATIVOS
(Demonstrative pronouns)
4.1. Número
SINGULAR PLURAL
This These
That Those
-
Gênero
Masculino / Feminino
THIS = isto / este / esta
THAT = aquele / aquela / aquilo
THESE = estes / estas
THOSE = aqueles(as)
-
Junto ao verbo TO BE
Ø
Nas formas afirmativas:
Ø
Nas formas interrogativas:
Ø
Nas formas negativas:
-
Junto a expressões com
WHAT IS This? = O que é isto?
WHAT IS That? = O que aquilo?
WHO is this? =
Quem é este (a)?
WHO ARE These ? = Quem são estes (as)?
WHO IS That ? = Quem é aquele(a)?
WHO IS those ? = Quem são aqueles(as)?
|
6. SUBSTANTIVOS (Nouns)
6.1. Familia (Family)
6.2.
Profissões (Profession)
6.3.
Objetos de Escola (Schol Objectes)
|
7. ADJETIVOS (Adjectives)
7.1. Comparações
7.2.
Adjetivo / substantivo
7.3.
Regra da língua
= Adjetivo antes do substantivo
7.4.
Cores (color)
|
8. PREPOSIÇÕES
8.1. Preposições - EM / NA/NO
(Prepositions
) IN -
AT
|
9. RELAÇÃO NÚMEROS E EXPRESSÃO
9.1. Números (Numbers)
- Horas
(Time)
Horas
exatas
- Horas com minutos
- Expressões
Para perguntar as
horas
What times is
it? = Que horas são?
Para responder
as horas: It’s ... (São / É)
|
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
AMOS,
Eduardo. Our Way .1. São Paulo:
Editora Moderna, 4ª ed. 2002.
FERRAZ, Zuleica Agueda. Take your Time. São Paulo: Editora
Moderna, 1999.
GASPAR, Tânia
Moraes. New Happy Book 2. São Paulo: Editora Scipione, 2002.
LIMA, Cleide Micchi. New Playing In English 4. São Paulo:
Editora FTD, 1996.
KELLER, Victoria. Steps – 2. São Paulo: Editora IBEP, 2002.
MALTINER,
Glaydes. Discovering English 1ª
série. Recife.
Editora Construir, 2002.
MINI DICIONÁRIO DE INGLÊS – MICHAELLIS.
São Paulo. Editora Melhoramentos.
MATEMÁTICA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação –
CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO
FUNDAMENTAL
|
MATEMÁTICA
|
Caro(a)
candidato(a),
A matemática é
uma ciência constituída pela humanidade ao longo dos tempos como um
conhecimento em constante evolução e não como um saber pronto e acabado, com
verdades e rigores universais. Ela codifica, com outra linguagem, a
observação de estudiosos sobre fenômenos, ocorrências e formas da natureza.
O estudo da
Matemática é de suma importância para que você seja
capaz de correlacionar o aprendizado matemático com suas experiências
práticas vivenciadas no seu dia-a-dia.
É cada vez
mais necessário aprender Matemática para a compreensão dos fenômenos do
espaço, do movimento, das formas e dos números presentes no mundo. Portanto
aliar os conhecimentos matemáticos já aprendidos por você de maneira informal
e intuitiva aos conhecimentos mais formais da matemática conferem maior
significado à sua vida.
Este
Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos
são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a
referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de
texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores
resultados nos Exames.
Boa Sorte!
|
CONTEÚDOS
|
1.
CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS
1.1 Sistema de numeração decimal
-
Leitura
e escrita
-
Sucessor
e antecessor
-
Relação
de ordem
-
Moeda
corrente nacional
1.2 Operações – propriedades
-
adição
e subtração
-
multiplicação
e divisão
-
potenciação
-
problemas
|
2.
CONJUNTO DE MÚLTIPLOS E DIVISORES
2.1 Divisibilidade
2.2 Mínimo Múltiplo Comum (MMC)
|
3. CONJUNTO
DE NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS
3.1 Fração
-
Representação gráfica
-
Equivalência
-
Simplificação
-
Comparação
-
Operações
|
4.
SISTEMAS DE MEDIDAS
4.1 Medida de comprimento ou linear
Metro - Medida padrão - abreviatura -
m
4.2 Medida de superfície
Metro quadrado - abreviatura - m2
4.3 Medida de volume
Metro Cúbico - abreviatura - m3
4.4 Medida de massa
Peso - padrão é o grama - abreviatura
- g
4.5 Medida de capacidade
Medida padrão - é o litro - abreviatura – l
|
5.
CONJUNTO DE NÚMEROS INTEIROS
RELATIVOS
5.1 Representações de números inteiros
relativos
Operações: adição e subtração,
multiplicação.
- Divisão e potenciação.
|
6.
EQUAÇÕES DO 1º GRAU
6.1.
Forma da equação do 1º grau ax + b = 0
Cálculo da raiz
do 1º grau
Problemas equacionais do 1º grau
6.2. Sistema simples da equação do 1º
grau
(método da adição)
|
7.
EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
7.1 Valor
numérico
-
Produtos notáveis
-
Quadrado da soma
- Quadrado da diferença
|
8.
GRANDEZAS PROPORCIONAIS
8.1 Razão.
- Proporção.
8.2 Regra de três simples direta e
inversamente.
- Porcentagem
- Juros
|
1.
GEOMETRIA
9.1.
Perímetro
-
Área do retângulo
-
Área do quadrado
-
Volume do cubo
-
Volume do cilindro
-
Triângulo
-
Soma dos ângulos inteiros de um
triângulo
-
Teorema de Pitágoras mencional
9.2.
Polígonos
-
Ângulos central e Ângulos internos
9.3.
Diagonal do quadrado
9.4.
Comprimento da circunferência e área do círculo.
|
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
CASTRECI, Benedito, GEOVANI, José. Matemática. 5ª série. São Paulo: FTD, 1998.
MALVEIRA, Linaldo. Matemática. 8ª série. São Paulo: Ática, 1999.
PACOLLA, Angelo. Vivendo a Matemática. 6ª série. São Paulo: IPEB, 1995.
DI PIERRO NETTO. Matemática: conceito e história. 8ª série. São
Paulo: Scipione, 1998.
Educação de
Jovens e Adultos
Comissão
Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES
SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
|
CIÊNCIAS
|
Caro(a) candidato(a)
O
estudo das Ciências torna-se cada vez mais significativo, não só pelas
grandes descobertas que continuamente os pesquisadores fazem a respeito dos
“mistérios da vida”, assim como sobre a história dos seres vivos no planeta
Terra, mas também porque o mundo atual está envolvido com questões ambientais
de grande importância, que vêm afetando a vida de todos, independente de onde
vivam, se próximo ou longe dos lugares em que os problemas ambientais
localizadamente acontecem. Queimadas, desmatamentos, lixo, escassez de água,
buraco na camada de ozônio, efeito estufa, contaminação da água, do solo e do
ar por agentes químicos, caça e pesca predatórias, doenças que ressurgem e
que custam a ser controladas, novas epidemias são temas do nosso cotidiano.
Observe que todos os tópicos aqui abordados afetam não apenas o ambiente como
também a todos os seres vivos que dele fazem parte.
É
necessário, portanto, um novo olhar ao estudar Ciências. É importante
identificar as grandes divisões do mundo vivo com suas principais
características, reconhecer a importância das suas relações recíprocas e com
o meio ambiente (Ecologia) e conhecer mais sobre o solo, a água, o ar e as
substâncias químicas que compõem o meio ambiente.
É
importante, também, o estudo do protagonista de toda esta história: o homem.
É preciso entendê-lo como ser biológico com suas características anatômicas e
fisiológicas próprias (corpo humano) e como agente de relação e de
transformação no meio onde vive, que pode contribuir de modo inteligente para
a preservação das espécies, do meio ambiente e para uma melhor qualidade de
vida no planeta para todos os seres vivos.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos
seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses
estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com
outros materiais portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e
esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.
Boa
Sorte!
|
CONTEÚDOS
|
1.
AMBIENTE - ar, água e solo
1.1- Composição do ar.
1.2- Composição química da água, estados
físicos e suas mudanças.
1.3- Importância da água.
1.4- Tipos de solo e sua importância.
1.5- Poluição e contaminação do ar, água e
solo por bactérias, protozoários, vermes, mercúrio, chumbo, agrotóxicos etc.
1.6- Noções básicas para preservação do
ar, água e solo.
|
2.
OS SERES VIVOS DO MEIO AMBIENTE
2.1- Classificação dos seres vivos.
2.2- Raiz, caule, folha e flor.
2.3- Metazoários invertebrados.
2.4- Metazoários vertebrados.
|
3.
ECOLOGIA
3.1- Fatores bióticos (seres vivos) e abióticos
(seres não vivos).
3.2- Noções de ecossistema, habitat, nicho
ecológico, população e comunidade.
3.3- Cadeia Alimentar.
3.4- Relações harmônicas e desarmônicas.
|
4.
O CORPO HUMANO (sua estrutura, principais funções vitais e cuidados com o
corpo)
4.1 Noções sobre células e tecidos
- partes da célula
-
formas
e funções das células
4.2 Sistema digestório e órgãos anexos
4.3 Sistema respiratório.
4.4 Sistema circulatório. Hemácias,
leucócitos, plaquetas e outros componentes do sangue.
4.5 Sistema urinário.
4.6 Sistema endócrino.
4.7 Órgãos dos sentidos.
4.8 Sistema reprodutor masculino e
feminino.
4.9 Ossos e músculos.
4.10. Higiene e saúde.
- Doenças causadas por
microorganismos.
|
5
- MATÉRIA E ENERGIA
5.1- Matéria e suas propriedades.
5.2- Estrutura da matéria.
5.3- Os elementos químicos e a Tabela
Periódica.
Metais, ametais e gases nobres.
5.4- Principais substâncias do nosso
cotidiano (simples e compostas).
|
6. QUESTÕES
AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEAS
6.1- Queimadas e desmatamentos
6.2 Formas
adequadas e inadequadas de tratamento de lixo: aterro sanitário, reutilização
ou reciclagem de materiais, lixo a céu aberto.
6.3 Buraco na camada de ozônio e efeito
estufa.
6.4 Chuva ácida
|
INDICAÇÕES
BIBLIOGRÁFICAS
BARROS, Carlos, PAULINO, Wilson
Roberto. Ciências - 5ª a 8ª séries.
São Paulo: Editora Ática, 1999.
Jornais, Revistas e outros que
contemplem assuntos relacionados ao meio ambiente.
TELECURSO 2000 – CIÊNCIAS. Ensino
Fundamental. São Paulo: FIESP/FRM/GLOBO, 1995.
GEOGRAFIA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação –
CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO
FUNDAMENTAL
|
GEOGRAFIA
|
Caro(a) candidato(a)
A Geografia é
uma ciência que estuda um conjunto de temas muito importante, que trata da
atuação do homem no espaço geográfico e a transformação desse espaço pela
prática social e pela vida cotidiana desse homem.
Assistindo ao
noticiário da televisão, viajando ou mesmo dando uma volta no bairro onde
moramos, muitas coisas nos chamam a atenção. Quem nunca se interessou pelas
viagens espaciais, pela vida nas grandes metrópoles, por lugares distantes,
ou pelos problemas ambientais do planeta? Quem não gostaria de compreender
melhor o mundo em que vive?
Estudando as
paisagens naturais, o universo, o tempo, o clima etc. e as formas como os
seres humanos interferem / vêm interferindo nesse espaço em variados tempos
da história, esperamos despertar sua curiosidade para conhecer e refletir
sobre aspectos da geografia local e mundial, possibilitando novas formas de
pensar e agir sobre o espaço geográfico onde vivemos.
Este
Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos
são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a
referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de
texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e
esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.
Boa
Sorte!
|
CONTEÚDOS
|
1. O HOMEM E O
ESPAÇO
1.1. Paisagem natural
Paisagem cultural
|
2. A EXPLORAÇÃO
DO UNIVERSO
2.1. Olhando
para o céu (astros: planetas, satélites, cometas etc.).
- Satélites artificiais e sondas
espaciais.
|
3.
CONTINENTES E OCEANOS
3.1. Estudo do
mapa: continentes e oceanos
- Coordenadas geográficas: latitude e
longitude
- Paralelos e meridianos.
|
4. A NATUREZA E
A AÇÃO DO HOMEM
4.1. Ambiente natural (uso da natureza sem
transformação) e ambiente produzido (natureza modificada pelo homem).
-
Recursos naturais e sociedade tecnológica.
- Sociedade
tecnológica e estudos científicos: clonagem.
|
5. CLIMA
5.1. A
diversidade natural do planeta Terra.
- Tempo.
-
Clima
|
6. OCEANOS E BACIAS HIDROGRÁFICAS
6.1. As águas da
superfície terrestre e sua importância para o homem.
- Oceanos e mares.
- Bacias hidrográficas.
6.2. Plataforma continental.
6.3.
Lagos.
|
7. DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL
7.1. Aspectos
físicos (clima, vegetação, hidrografia, etc).
7.2. Aspectos
humanos (vida do homem nas regiões).
Aspectos
econômicos (desenvolvimento econômico das regiões).
7.3. Explosão demográfica.
Desemprego.
Violência.
|
8.
OS CONTINENTES
8.1. Divisão Natural (América,
Europa, Ásia, África e Oceania).
8.2. Divisão socioeconômica (países
desenvolvidos e países em desenvolvimento).
|
INDICAÇÕES
BIBLIOGRÁFICAS
BARROS, Carlos, PAULINO, Wilson
Roberto. Ciências - 5ª a 8ª séries.
São Paulo: Editora Ática, 1999.
Jornais, Revistas e outros que
contemplem assuntos relacionados ao meio ambiente.
TELECURSO 2000 – CIÊNCIAS. Ensino
Fundamental. São Paulo: FIESP/FRM/GLOBO, 1995.
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação –
CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO
FUNDAMENTAL
|
HISTÓRIA
|
Caro(a)
candidato(a),
Antes
de começarmos a estudar História é preciso fazermos uma reflexão no sentido
de entendermos a sua importância. A História analisa a vida dos seres humanos
através dos tempos. Estuda o que homens e mulheres fizeram, pensaram e
sentiram como seres sociais. A reflexão histórica nos ajuda a compreender o
que somos hoje e o que podemos ser ou fazer.
A
compreensão do presente não se relaciona com o passado de forma estreita e
determinista. O passado não se repete em termos absolutos e, por isso, nem
sempre as soluções de ontem podem servir para os problemas de hoje.
A história de homens e mulheres mostra a existência de um contínuo processo
de recriação que busca mudanças para o aprimoramento da vida em sociedade.
Este
Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos
são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência
mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de texto, a
exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e
esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.
Boa Sorte!
|
CONTEÚDOS
|
1.
ESTUDO DA HISTÓRIA
1.1 História. Importância. Objetivos.
|
2.
SOCIEDADE BRASILEIRA
2.1. Formação da sociedade brasileira
Contribuições das etnias:
Branca.
Índia
Negra
|
3.
CONFLITOS SOCIAIS NO BRASIL E NO MUNDO NO SÉCULO XVIII.
3.1. Movimentos Nativistas e Separatistas.
Século XIX
A crise Internacional e seus reflexos
em Portugal e no Brasil.
A Família real no Brasil
|
4.
ESTADO NACIONAL BRASILEIRO
4.1. Formação do Estado Nacional Brasileiro.
O Primeiro Reinado - A Primeira
Constituição Brasileira.
4.2. O Período Regencial.
O Segundo Reinado
4.3. O Movimento
Abolicionista e a chegada dos imigrantes no Brasil.
4.4. A Economia Cafeeira.
4.5. O processo de industrialização e a formação da classe
operária.
|
5.
PRIMEIRA REPÚBLICA
5.1. A Queda do
Império e o nascimento da República (República Velha).
5.2. A Política café com leite.
5.3. Crises sociais da República
Velha.
|
6.
A ERA VARGAS
6.1. A Segunda República e a Constituição de 1934.
6.2. O populismo.
6.3. Conquistas sociais e políticas.
6.4. O Brasil e a Segunda Guerra
Mundial.
6.5. O Fim do Governo Ditatorial de
Getúlio Vargas
|
7. BRASIL DE
1946 A 1964
7.1. A Hora e a Vez da Democracia.
A Constituição de 1946.
7.2. Eurico Gaspar Dutra: um governo conservador.
7.3. Getúlio Vargas: um governo nacionalista e populista.
7.4. Juscelino Kubitschek:
o desenvolvimento a qualquer preço.
7.5. Jânio Quadros: grande votação e frustração.
7.6.
João Goulart: um governo reformista.
|
8. GOVERNOS MILITARES
8.1. A Ditadura Militar e os Atos Institucionais.
Castelo Branco: a ordem a qualquer
preço.
Costa e Silva: a vitoria da linha
dura.
Garrastazu Médici: a face mais cruel
da Ditadura Militar.
8.2. Ernesto Geisel: o início da abertura política.
- João Batista Figueiredo: o último presidente militar, o
presidente da transição
|
9.
O FIM DA DITADURA MILITAR
9.1. Nascimento da Nova República.
- A eleição de Tancredo Neves e a posse de José Sarney.
9.2. A Constituição de 1988.
9.3.
O governo de Fernando Collor de Mello
9.4. O governo de Itamar Franco.
9.5. O governo de Fernando Henrique
Cardoso.
9.6. O governo de Luís Inácio Lula da
Silva.
9.7. Brasil atual
9.8. Desequilíbrio na distribuição de
renda
|
COTRIN, Gilberto. História Consciência do Brasil. Volume 1
e 2. São Paulo: Editora Saraiva, 1996.
TELECURSO 2000. História do Brasil. Vol. 1 e 2. Ensino Fundamental. São Paulo:
FIESP/ FRM/ GLOBO, 1995.
PILETTI, Nelson e Cláudio. História e Vida. Volumes 1 e 2. São
Paulo: Editora Ática, 1996.
VICENTINO, Cláudio. História Memória Viva. 1º grau - 5ª
série. São Paulo: Editora Scipione, 1996.
VILLA, Marcos Antônio e FURTADO, Joaci
Pereira. História do Brasil. Volume 1
e 2. São Paulo: Editora Moderna, 2001.
I
Vocês poderiam me informar quantas matérias são por dias e quais são as matérias de cada dia?
ResponderExcluir