TELEFONE: 3225-5190
E-MAIL: ceafm2012@gmail.com

Pages

terça-feira, 25 de setembro de 2012

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS - ENSINO FUNDAMENTAL


LÍNGUA PORTUGUESA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

LÍNGUA PORTUGUESA


Caro(a) candidato(a)
O estudo da Língua Portuguesa oferece inúmeras possibilidades, porque várias são as experiências que os textos oferecem sobre os fatos da realidade, sobre experiências humanas, estabelecendo, pela leitura, um diálogo com o que está escrito. Ler e escrever constituem atos comunicativos que ampliam a sua participação social no mundo, de forma mais crítica, criativa e atuante.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de textos, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.
Boa Sorte!


CONTEÚDOS
1. TEXTOS
1.1 Textos informativos (jornal, revista; propaganda, charge).

1.2 Textos literários (crônicas, poemas, poesias, contos, fábulas).
-        Músicas populares.
2. NARRAÇÃO E DESCRIÇÃO
2.1 Narração: conta-se uma história, observando-se a seqüência dos fatos (começo, meio e fim).
2.2 Descrição: descrevem-se as características físicas e interiores de uma pessoa; características de um animal; de um ambiente, de um lugar.

3. ORTOGRAFIA
3.1. Significação das palavras
-         Sinônimos
-         Antônimos
-         Parônimos
-         Homônimos
-         Homógrafos
-         Homófonas

4. SINAIS DE PONTUAÇÃO
4.1. Vírgula
-         Exclamação
-         Interrogação
-         Ponto e vírgula
-         Dois pontos
-         Travessão

5. CONCORDÂNCIA NOMINAL (nome) e VERBAL (verbo)
5.1. Nominal
-         O artigo e o substantivo
-         O adjetivo e o substantivo
-         O numeral e o substantivo
-         O pronome e o substantivo
5.2. Verbal: o verbo concorda com o sujeito em número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª pessoa do singular ou do plural).

6. MODOS E TEMPOS VERBAIS (indicativo, subjuntivo e imperativo / presente, passado / futuro).
6.1. Indicativo: indica a ação de modo certo, positivo, real.
Subjuntivo: indica a ação de modo incerto, vago, duvidoso.
7. ADVÉRBIOS
7.1. Função modificadora dos advérbios
-         modificam o sentido do verbo
-         modificam o sentido do adjetivo
-         modificam o sentido de outro advérbio
-         Algumas circunstâncias que os advérbios indicam:
Ø  lugar
Ø  tempo
Ø  afirmação
Ø  negação
Ø  dúvida
Ø  intensidade
Ø  modo

8. USO DAS PREPOSIÇÕES
8.1. Preposições – palavras que ligam dois termos entre si.
9. USO DAS CONJUNÇÕES
9.1. Coordenativas (são independentes) = ligam palavras ou orações do mesmo valor ou função.
9.2. Subordinativas (dependentes) = ligam duas orações, subordinando uma à outra.

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
ANDRÉ, Hildebrando. Gramática Ilustrada. São Paulo: Editora Moderna, 1990.
HOLANDA, Aurélio Buarque de. Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nacional, 1987.
SACCONI, Luiz Antônio. Nossa Gramática em testes e exercícios. São Paulo: Editora Moderna, 1990.
SARGENTIM, Hermínio G. Redação, Curso Básico. São Paulo: Editora IBEP, 1991.
SOARES, Magda. Português através de textos. Volumes 1, 2, 3, 4. São Paulo: Editora Moderna, 1990.

 LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS




Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS


Caro(a) candidato(a)
O Inglês tornou-se um dos principais veículos de comunicação nos meios diplomáticos, no comércio mundial, nas competições esportivas, no turismo, nos congressos sobre ciência, tecnologia, arte etc. Por isso é muito importante conhecer a Língua Inglesa, para ter possibilidade de entender e se situar no mundo atual.
Para melhor compreender a Língua Inglesa, você deverá estudar: os pronomes pessoais, verbo ser e estar, saudações, os artigos, pronomes demonstrativos, substantivos, adjetivos, as preposições e as horas.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.
Boa Sorte!


CONTEÚDOS
1.      PRONOMES PESSOAIS NA FUNÇÃO DE SUJEITO
1.1. Pronomes pessoais (Personal Pronouns)

2.      VERBO SER / ESTAR (Verb To Be)
2.1.  Nas formas afirmativas
-               Nas formas negativas
-               Nas formas Interrogativas
-               Nas formas abreviadas
-               Dando respostas completas para perguntas:
-               Dando respostas curtas para perguntas:
3.      FORMAS DE SAUDAÇÕES
3.1 Saudações e cumprimentos (Greetings)
-               Good morning, good afternoon, good evening, good night, see you tomorrow.
-               How are you? / What´s your name?
-               My name is...
4.      ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS
4.1 Artigos Definidos (Definite Articles) – THE
-               Artigos Indefinidos (Indefinite Articles) - A / AN

5.      PRONOMES DEMONSTRATIVOS
(Demonstrative pronouns)
4.1. Número
        SINGULAR                            PLURAL
             This                                    These
             That                                    Those
-               Gênero
Masculino / Feminino
THIS = isto / este / esta
THAT = aquele / aquela / aquilo
THESE = estes / estas
THOSE = aqueles(as)
-               Junto ao verbo TO BE
Ø   Nas formas afirmativas:
Ø   Nas formas interrogativas:
Ø   Nas formas negativas:
-               Junto a expressões com
WHAT IS This? = O que é isto?
WHAT IS That? = O que aquilo?
WHO is this? = Quem é este (a)?
WHO ARE These ? = Quem são estes (as)?
WHO IS That ? = Quem é aquele(a)?
WHO IS those ? = Quem são aqueles(as)?

6. SUBSTANTIVOS (Nouns)
6.1. Familia (Family)
6.2.  Profissões (Profession)
6.3.  Objetos de Escola (Schol Objectes)

7. ADJETIVOS (Adjectives)
7.1. Comparações
7.2.  Adjetivo / substantivo
7.3.  Regra da língua = Adjetivo antes do substantivo
7.4.  Cores (color)

8. PREPOSIÇÕES
8.1. Preposições - EM / NA/NO
      (Prepositions ) IN  -  AT
        

9. RELAÇÃO NÚMEROS E EXPRESSÃO
9.1. Números (Numbers)
        - Horas (Time)
           Horas exatas  
 - Horas com minutos
- Expressões
   Para perguntar as horas
    What times is it? = Que horas são?
    Para responder as horas: It’s ... (São / É)




INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
AMOS, Eduardo. Our Way .1. São Paulo: Editora Moderna, 4ª ed. 2002.
FERRAZ, Zuleica Agueda. Take your Time. São Paulo: Editora Moderna, 1999.
GASPAR, Tânia Moraes. New Happy Book 2. São Paulo: Editora Scipione, 2002.
LIMA, Cleide Micchi. New Playing In English 4. São Paulo: Editora FTD, 1996.
KELLER, Victoria. Steps – 2. São Paulo: Editora IBEP, 2002.
MALTINER, Glaydes. Discovering English 1ª série. Recife. Editora Construir, 2002.
MINI DICIONÁRIO DE INGLÊS – MICHAELLIS. São Paulo. Editora Melhoramentos.

 MATEMÁTICA



Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

MATEMÁTICA


Caro(a) candidato(a),
A matemática é uma ciência constituída pela humanidade ao longo dos tempos como um conhecimento em constante evolução e não como um saber pronto e acabado, com verdades e rigores universais. Ela codifica, com outra linguagem, a observação de estudiosos sobre fenômenos, ocorrências e formas da natureza.
O estudo da Matemática é de suma importância para que você seja capaz de correlacionar o aprendizado matemático com suas experiências práticas vivenciadas no seu dia-a-dia.
É cada vez mais necessário aprender Matemática para a compreensão dos fenômenos do espaço, do movimento, das formas e dos números presentes no mundo. Portanto aliar os conhecimentos matemáticos já aprendidos por você de maneira informal e intuitiva aos conhecimentos mais formais da matemática conferem maior significado à sua vida.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.

Boa Sorte!



CONTEÚDOS
1.     CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS
1.1   Sistema de numeração decimal
-          Leitura e escrita
-          Sucessor e antecessor
-          Relação de ordem
-          Moeda corrente nacional
1.2  Operações – propriedades
-          adição e subtração
-          multiplicação e divisão
-          potenciação
-          problemas
2.     CONJUNTO DE MÚLTIPLOS E DIVISORES
2.1  Divisibilidade
2.2  Mínimo Múltiplo Comum (MMC)
3.     CONJUNTO DE NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS
3.1  Fração
-          Representação gráfica
-          Equivalência
-          Simplificação
-          Comparação
-          Operações
4.     SISTEMAS DE MEDIDAS
4.1  Medida de comprimento ou linear
Metro - Medida padrão - abreviatura - m
4.2  Medida de superfície
Metro quadrado - abreviatura - m2
4.3  Medida de volume
Metro Cúbico - abreviatura - m3
4.4  Medida de massa
Peso - padrão é o grama - abreviatura - g
4.5  Medida de capacidade
Medida padrão - é o litro - abreviatura – l

5.     CONJUNTO DE NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS
5.1  Representações de números inteiros relativos
Operações: adição e subtração, multiplicação.
 - Divisão e potenciação.
6.     EQUAÇÕES DO 1º GRAU
6.1. Forma da equação do 1º grau ax + b = 0
Cálculo da raiz do 1º grau
Problemas equacionais do 1º grau
6.2. Sistema simples da equação do 1º grau
(método da adição)
7.     EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
7.1  Valor numérico
-          Produtos notáveis
-          Quadrado da soma
    -     Quadrado da diferença
8.     GRANDEZAS PROPORCIONAIS
8.1  Razão.
      - Proporção.
8.2  Regra de três simples direta e inversamente.
- Porcentagem
- Juros
1.     GEOMETRIA
9.1. Perímetro
-       Área do retângulo
-          Área do quadrado
-          Volume do cubo
-          Volume do cilindro
-          Triângulo
-          Soma dos ângulos inteiros de um triângulo
-          Teorema de Pitágoras mencional
9.2. Polígonos
-          Ângulos central e Ângulos internos
9.3. Diagonal do quadrado
9.4. Comprimento da circunferência e área do círculo.

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
CASTRECI, Benedito, GEOVANI, José. Matemática. 5ª série. São Paulo: FTD, 1998.
MALVEIRA, Linaldo. Matemática. 8ª série. São Paulo: Ática, 1999.
PACOLLA, Angelo. Vivendo a Matemática. 6ª série. São Paulo: IPEB, 1995.
DI PIERRO NETTO. Matemática: conceito e história. 8ª série. São Paulo: Scipione, 1998.


CIÊNCIAS
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
CIÊNCIAS


Caro(a) candidato(a)
O estudo das Ciências torna-se cada vez mais significativo, não só pelas grandes descobertas que continuamente os pesquisadores fazem a respeito dos “mistérios da vida”, assim como sobre a história dos seres vivos no planeta Terra, mas também porque o mundo atual está envolvido com questões ambientais de grande importância, que vêm afetando a vida de todos, independente de onde vivam, se próximo ou longe dos lugares em que os problemas ambientais localizadamente acontecem. Queimadas, desmatamentos, lixo, escassez de água, buraco na camada de ozônio, efeito estufa, contaminação da água, do solo e do ar por agentes químicos, caça e pesca predatórias, doenças que ressurgem e que custam a ser controladas, novas epidemias são temas do nosso cotidiano. Observe que todos os tópicos aqui abordados afetam não apenas o ambiente como também a todos os seres vivos que dele fazem parte.
É necessário, portanto, um novo olhar ao estudar Ciências. É importante identificar as grandes divisões do mundo vivo com suas principais características, reconhecer a importância das suas relações recíprocas e com o meio ambiente (Ecologia) e conhecer mais sobre o solo, a água, o ar e as substâncias químicas que compõem o meio ambiente.
É importante, também, o estudo do protagonista de toda esta história: o homem. É preciso entendê-lo como ser biológico com suas características anatômicas e fisiológicas próprias (corpo humano) e como agente de relação e de transformação no meio onde vive, que pode contribuir de modo inteligente para a preservação das espécies, do meio ambiente e para uma melhor qualidade de vida no planeta para todos os seres vivos.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.
Boa Sorte!


CONTEÚDOS
1.     AMBIENTE - ar, água e solo
1.1-  Composição do ar.

1.2-  Composição química da água, estados físicos e suas mudanças.

1.3-  Importância da água.

1.4-  Tipos de solo e sua importância.

1.5-  Poluição e contaminação do ar, água e solo por bactérias, protozoários, vermes, mercúrio, chumbo, agrotóxicos etc.

1.6-  Noções básicas para preservação do ar, água e solo.


2. OS SERES VIVOS DO MEIO AMBIENTE
2.1-  Classificação dos seres vivos.

2.2-  Raiz, caule, folha e flor.

2.3-  Metazoários invertebrados.

2.4- Metazoários vertebrados.

3.     ECOLOGIA
3.1-  Fatores bióticos (seres vivos) e abióticos (seres não vivos).

3.2-  Noções de ecossistema, habitat, nicho ecológico, população e comunidade.

3.3-  Cadeia Alimentar.

3.4- Relações harmônicas e desarmônicas.


4. O CORPO HUMANO (sua estrutura, principais funções vitais e cuidados com o corpo)
4.1 Noções sobre células e tecidos
-    partes da célula
-              formas e funções das células

4.2  Sistema digestório e órgãos anexos

4.3  Sistema respiratório.

4.4  Sistema circulatório. Hemácias, leucócitos, plaquetas e outros componentes do sangue.

4.5  Sistema urinário.

4.6  Sistema endócrino.

4.7  Órgãos dos sentidos.

4.8  Sistema reprodutor masculino e feminino.

4.9  Ossos e músculos.

4.10. Higiene e saúde.
- Doenças causadas por microorganismos.

5      - MATÉRIA E ENERGIA

5.1- Matéria e suas propriedades.

5.2- Estrutura da matéria.

5.3- Os elementos químicos e a Tabela Periódica.
Metais, ametais e gases nobres.

5.4- Principais substâncias do nosso cotidiano (simples e compostas).

6. QUESTÕES AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEAS
6.1- Queimadas e desmatamentos

6.2 Formas adequadas e inadequadas de tratamento de lixo: aterro sanitário, reutilização ou reciclagem de materiais, lixo a céu aberto.

6.3  Buraco na camada de ozônio e efeito estufa.

6.4  Chuva ácida



INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

BARROS, Carlos, PAULINO, Wilson Roberto. Ciências - 5ª a 8ª séries. São Paulo: Editora Ática, 1999.
Jornais, Revistas e outros que contemplem assuntos relacionados ao meio ambiente.
TELECURSO 2000 – CIÊNCIAS. Ensino Fundamental. São Paulo: FIESP/FRM/GLOBO, 1995.

 GEOGRAFIA



Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

GEOGRAFIA


Caro(a) candidato(a)
A Geografia é uma ciência que estuda um conjunto de temas muito importante, que trata da atuação do homem no espaço geográfico e a transformação desse espaço pela prática social e pela vida cotidiana desse homem.
Assistindo ao noticiário da televisão, viajando ou mesmo dando uma volta no bairro onde moramos, muitas coisas nos chamam a atenção. Quem nunca se interessou pelas viagens espaciais, pela vida nas grandes metrópoles, por lugares distantes, ou pelos problemas ambientais do planeta? Quem não gostaria de compreender melhor o mundo em que vive?
Estudando as paisagens naturais, o universo, o tempo, o clima etc. e as formas como os seres humanos interferem / vêm interferindo nesse espaço em variados tempos da história, esperamos despertar sua curiosidade para conhecer e refletir sobre aspectos da geografia local e mundial, possibilitando novas formas de pensar e agir sobre o espaço geográfico onde vivemos.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.
Boa Sorte!


CONTEÚDOS
1. O HOMEM E O ESPAÇO
1.1. Paisagem natural
Paisagem cultural

2. A EXPLORAÇÃO DO UNIVERSO
2.1. Olhando para o céu (astros: planetas, satélites, cometas etc.).
- Satélites artificiais e sondas espaciais.

3. CONTINENTES E OCEANOS
3.1. Estudo do mapa: continentes e oceanos
-   Coordenadas geográficas: latitude e longitude
-   Paralelos e meridianos.

4. A NATUREZA E A AÇÃO DO HOMEM

4.1. Ambiente natural (uso da natureza sem transformação) e ambiente produzido (natureza modificada pelo homem).

- Recursos naturais e sociedade tecnológica.
- Sociedade tecnológica e estudos científicos: clonagem.

5. CLIMA
5.1. A diversidade natural do planeta Terra.
- Tempo.
- Clima

6. OCEANOS E BACIAS HIDROGRÁFICAS
6.1. As águas da superfície terrestre e sua importância para o homem.
- Oceanos e mares.
- Bacias hidrográficas.
6.2. Plataforma continental.
6.3. Lagos.

7. DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL
7.1. Aspectos físicos (clima, vegetação, hidrografia, etc).
7.2. Aspectos humanos (vida do homem nas regiões).
Aspectos econômicos (desenvolvimento econômico das regiões).
7.3. Explosão demográfica.
Desemprego.
Violência.

8. OS CONTINENTES
8.1. Divisão Natural (América, Europa, Ásia, África e Oceania).
8.2. Divisão socioeconômica (países desenvolvidos e países em desenvolvimento).


INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

BARROS, Carlos, PAULINO, Wilson Roberto. Ciências - 5ª a 8ª séries. São Paulo: Editora Ática, 1999.
Jornais, Revistas e outros que contemplem assuntos relacionados ao meio ambiente.
TELECURSO 2000 – CIÊNCIAS. Ensino Fundamental. São Paulo: FIESP/FRM/GLOBO, 1995.


 HISTÓRIA

Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

HISTÓRIA


Caro(a) candidato(a),
Antes de começarmos a estudar História é preciso fazermos uma reflexão no sentido de entendermos a sua importância. A História analisa a vida dos seres humanos através dos tempos. Estuda o que homens e mulheres fizeram, pensaram e sentiram como seres sociais. A reflexão histórica nos ajuda a compreender o que somos hoje e o que podemos ser ou fazer.
A compreensão do presente não se relaciona com o passado de forma estreita e determinista. O passado não se repete em termos absolutos e, por isso, nem sempre as soluções de ontem podem servir para os problemas de hoje. A história de homens e mulheres mostra a existência de um contínuo processo de recriação que busca mudanças para o aprimoramento da vida em sociedade.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.
Boa Sorte!


CONTEÚDOS
1. ESTUDO DA HISTÓRIA
1.1 História. Importância. Objetivos.

2. SOCIEDADE BRASILEIRA
2.1. Formação da sociedade brasileira
Contribuições das etnias:
Branca.
Índia
Negra

3. CONFLITOS SOCIAIS NO BRASIL E NO MUNDO NO SÉCULO XVIII.
3.1. Movimentos Nativistas e Separatistas.
Século XIX
A crise Internacional e seus reflexos em Portugal e no Brasil.
A Família real no Brasil
4. ESTADO NACIONAL BRASILEIRO
4.1. Formação do Estado Nacional Brasileiro.
O Primeiro Reinado - A Primeira Constituição Brasileira.
4.2. O Período Regencial.
O Segundo Reinado
4.3. O Movimento Abolicionista e a chegada dos imigrantes no Brasil.
4.4. A Economia Cafeeira.

4.5. O processo de industrialização e a formação da classe operária.
5. PRIMEIRA REPÚBLICA
5.1. A Queda do Império e o nascimento da República (República Velha).
5.2. A Política café com leite.
5.3. Crises sociais da República Velha.

6. A ERA VARGAS
6.1. A Segunda República e a Constituição de 1934.
6.2. O populismo.
6.3. Conquistas sociais e políticas.
6.4. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial.
6.5. O Fim do Governo Ditatorial de Getúlio Vargas

7. BRASIL DE 1946 A 1964
7.1. A Hora e a Vez da Democracia.
A Constituição de 1946.

7.2. Eurico Gaspar Dutra: um governo conservador.

7.3. Getúlio Vargas: um governo nacionalista e populista.

7.4. Juscelino Kubitschek: o desenvolvimento a qualquer preço.

7.5. Jânio Quadros: grande votação e frustração.

7.6. João Goulart: um governo reformista.


8. GOVERNOS MILITARES
8.1. A Ditadura Militar e os Atos Institucionais.
Castelo Branco: a ordem a qualquer preço.
Costa e Silva: a vitoria da linha dura.
Garrastazu Médici: a face mais cruel da Ditadura Militar.

8.2. Ernesto Geisel: o início da abertura política.
- João Batista Figueiredo: o último presidente militar, o presidente da transição
9.     O FIM DA DITADURA MILITAR
9.1. Nascimento da Nova República.
- A eleição de Tancredo Neves e a posse de José Sarney.

9.2.  A Constituição de 1988.

9.3.  O governo de Fernando Collor de Mello

9.4.  O governo de Itamar Franco.

9.5.  O governo de Fernando Henrique Cardoso.

9.6.  O governo de Luís Inácio Lula da Silva.

9.7. Brasil atual

9.8. Desequilíbrio na distribuição de renda

 INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
COTRIN, Gilberto. História Consciência do Brasil. Volume 1 e 2. São Paulo: Editora Saraiva, 1996.
TELECURSO 2000. História do Brasil. Vol. 1 e 2. Ensino Fundamental. São Paulo: FIESP/ FRM/  GLOBO, 1995.
PILETTI, Nelson e Cláudio. História e Vida. Volumes 1 e 2. São Paulo: Editora Ática, 1996.
VICENTINO, Cláudio. História Memória Viva. 1º grau - 5ª série. São Paulo: Editora Scipione, 1996.
VILLA, Marcos Antônio e FURTADO, Joaci Pereira. História do Brasil. Volume 1 e 2. São Paulo: Editora Moderna, 2001.
I







1 comentários:

  1. Vocês poderiam me informar quantas matérias são por dias e quais são as matérias de cada dia?

    ResponderExcluir