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quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS - ENSINO MÉDIO


LÍNGUA PORTUGUESA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

 


Caro(a) Candidato(a),

Vivemos num mundo em que o nível de escolaridade conta muito para o sucesso na vida porque os estudos abrem horizontes e perspectivas de crescimento pessoal e profissional.

O estudo da Língua Portuguesa possibilita o acesso ao mundo da leitura e da escrita e atuação nas diversas situações comunicativas, ampliando a participação social  no exercício da cidadania de forma mais crítica, criativa e atuante.

Sendo assim, nos seus estudos leia e tente  compreender vários tipos de textos, interpretando, realizando inferências e  observando aspectos gramaticais, ortográficos e literários.

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de jornal, revistas...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!


CONTEÚDOS

1.     TEXTOS
1.1. Textos diversos
-    literários
-        não literários

 

2.     PONTUAÇÃO
2.1. Sinais de pontuação.

 

3. ACENTUAÇÃO
3.1.  Acentuação gráfica (sílaba tônica);

 

4.     ELEMENTOS DA ORAÇÃO
4.1. Sintaxe- termos da oração (sujeito e predicado, classificação dos verbos: transitivo e intransitivo, termos relacionados a nome e a verbo);

 

5.     COORDÂNCIA DO NOME E DO VERBO
5.1. Concordância nominal (concordância do nome com o artigo, pronome, adjetivo ou numeral em gênero e número)

 

6.   NOMES, VERBOS E EMPREGO DAS PREPOSIÇÕES
6.1.   Regência nominal e verbal (palavras que necessitam ou não de preposição)

 

7.     ORTOGRAFIA
7.1. Ortografia: emprego dos porquês; mal/mau; mas/mais; emprego de letras maiúsculas; emprego das letras S, Z, Ç, etc. (cumprimento/comprimento, tráfego/tráfico entre outras).

 

8.     TEXTOS E ESCOLAS LITERÁRIAS
8.1. Escolas literárias (barroco, arcadismo, romantismo, realismo/naturalismo/parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo;

 

9.     TEXTOS DISSERTATIVOS
9.1. Redação - Dissertação – texto que apresenta:
·                                                              * ponto de vista – introdução
·                                                              * argumentação para fundamentar o ponto de vista – desenvolvimento
·                                                              * reafirmação do ponto de vista, sugestão ou
·                                                              * solução de problema – conclusão.


INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

FARACO & MOURA. Gramática  Nova. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1998

_______________ .Língua Portuguesa e Literatura. Vol. Único, 3ª ed. São Paulo: Ática, 1999.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 3ª ed. 1999.

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Língua Portuguesa. Volumes 1, 2 e 3. 2º Grau. FIESP –  CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.

SARGENTIM, Hermínio. Redação para o Ensino Médio. São Paulo: IBEP,1995.

Sistema de Ensino – IBEP. Apostila – Língua Portuguesa. Antônio de Siqueira e Silva e Rafael Bertolin. – Novo Ensino Médio – Volume Único. São Paulo: IBEP. Curso Completo.

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS 
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS

 


      Caro(a) Candidato(a),

      O domínio da Língua Inglesa, considerada como um instrumento de comunicação universal, é algo muito importante para que você não se sinta isolado neste mundo globalizado.

     Estudando Inglês, você poderá : comunicar-se com pessoas falantes da Língua Inglesa; conhecer culturas diferentes; compreender as letras das músicas de que gosta; entender melhor os vídeo-games; ler instruções de manuais e programas de computador. Sabemos que a aprendizagem se constrói no dia-a-dia e  nem todas as pessoas aprendem no mesmo ritmo. Sugerimos que você leia o máximo de textos em Língua Inglesa, estudando as estruturas básicas (gramaticais), fazendo anotações para fixar o vocabulário, buscando sempre a compreensão do conteúdo do texto.

           Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto a exemplo de jornal, revistas...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!


CONTEÚDOS

1.     TEXTOS
1.1. Textos literários, jornalísticos, informativos,  científicos, publicitários, humorísticos, epistolares , instrucionais.
(charges, cartoons, notícias, poema, bilhete, piada, cartas e outros)


1      PRONOMES = pronouns
2.1. Pronomes pessoais (personal pronouns) usados na função de sujeito (I, you, he, she, it, we, you, they) e pronomes pessoais (personal pronouns) usados na função de objeto (me, you, him, her, it, us, you, them)

2.2. Possessive adjectives (possessivos seguidos de substantivo) – my, your, his, her, its, our, your, their


3. VERBS TENSES (TEMPOS VERBAIS)
3.1. Presente simple do verbo To Be = present simple tense: To Be
- Forma afirmativa = affirmative forms

- Forma interrogativa = interrogative forms

- Forma negativa = negative forms


  
CONTEÚDOS

- Formas abreviadas = contracted forms

- Forma afirmativa = affirmative form

- Forma negativa = negative form

3.2. Presente simples dos verbos regulares e irregulares nas formas afirmativa, interrogativa e negativa = Simple present tense – regular and irregular verbs (affirmative, interrogative and negative forms)

3.3. Verbos auxiliares: do, does, don’t, doesn’t na transformação de frases afirmativas em negativas e interrogativas.
Respostas completas e curtas na afirmativa e na negativa = Long and short affirmative and negative answers.

3.4. Advérbios e expressões adverbiais mais comuns: always, often, usually, sometimes, everyday, everyweek, everynight,e outros


4. VERBOS REGULARES E IRREGULARES NO PRESENT CONTINOUS TENSE
4.1. Present continuous tense
Formação: Verb To Be + verbo principal + ING ). Formas afirmativa, interrogativa e negativa.
Respostas completas e curtas
4.2. Advérbios = adverbs (Now, today, at this moment e outros)


CONTEÚDOS

5. VERBOS – TEMPO PASSADO = VERBS – PAST TENSE
5.1. Passado simples do verbo To Be = simple past tense verb To Be

5.2. Verbos regulares e irregulares = regular and irregular vebs.

- Respostas curtas e completas = Long and short  affirmative and negative answers..

5.3. Advérbios = Adverbs(Last, ago, yesterday e outros)


6. FUTURE TENSE (tempo futuro)
6.1  - Future with WILL = futuro com WILL

6.2. Futuro imediato = Immediate future
Formação: verb To Be + going to + verbo principal

- Advérbios = Adverbs (Tomorrow, next e outros)


6.     PLURAL OF THE NOUNS (plural dos substantivos, nomes)
7.1. Plurais de nomes com terminações em: S, SS, X, CH, SH, Y

- Formas irregulares dos substantivos  (man – men; woman – women; child – children; mouse – mice e outros)

  
CONTEÚDOS

8. ADJECTIVES(adjetivos)
8.1. Position of adjectives (posição dos adjetivos)

8.2. Opposites (opostos)


8.     ARTIGOS(articles)
9.1. Definido = definite (the) e indefinido = indefinite (a, an)


10. PALAVRAS INTERROGATIVAS NAS FRASES INTERROGATIVE WORDS 
10.1. Palavras interrogativas = interrogative words -  what, how, where, when, who, why.


11. PREPOSIÇÕES (prepositions)
11.1. Preposições = prepositions - in, on, of, from, to, with, about, at, etc.


 INDICAÇÕES BIBIOGRÁFICAS

BERTOLIN, Rafael . Essential English. São Paulo: IBEP, 1998.

BERTOLIN, Rafael . Língua Inglesa: Curso completo . São Paulo: IBEP,  Vol. Único (Apostila). 2002.

LIBERATO, Wilson . Compact English Book. São Paulo : FTD, v. único, 1998.

MICHAELIS . Pequeno Dicionário : Inglês – Português / Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 1980.

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Inglês. Volumes 1 e 2. 2º Grau. FIESP – CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.

 LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - ESPANHOL  
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - ESPANHOL

 


Caro(a) candidato(a)
       
    É importante o domínio mínimo da língua espanhola para que você conheça outras culturas e se relacione melhor com pessoas falantes da língua espanhola, etc.

A importância de estudar a língua e a cultura espanhola se intensificou com o Mercosul (Mercado Comum do Sul) que visa maior integração comercial e cultural entre o Brasil e os países hispano-americanos, aumentando, assim, o convívio com culturas diversas e a necessidade do domínio básico da língua espanhola para o desenvolvimento das diversas relações profissionais e pessoais.

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte !




CONTEÚDOS


1.     TEXTOS
1.1. Tipos de Textos:
-       Jornalísticos;
-       Humo­rís­ticos,
-       Informações científicas.
Ex.: Notícias, piadas, quadri­nhos, etc.


2.     DIVERGÊNCIA LÉXICA
2.1. Heterossemânticas (pala­vras iguais ou semelhan­tes na grafia espa­nhola e portu­guesa, mas diferentes no signifi­ca­do).
Ex.:Ese hombre es muy flaco (magro), pero es fuerte.
He tomado un café exquisito (gostoso) en casa.
Quiero un vaso (copo) de agua.


3. VOCABULÁRIO
3.1. Vocabulário especifíco
-       dados pessoais (nombre, apellidos, edad, etc.);
-       família, parentes­co mais próximo (padre, madre, hijo/a, hermano/a)
-       partes físicas do corpo humano (cabeza, cuello, brazos, manos, espaldas, piernas, pies, etc)
-       vestuário mais utilizado (pantalones, falda, etc) 
-       profis­sões mais conhecidas (abogado, profesor, albañil, panadero, carnicero, etc)
-       dias da semana (lunes, martes, etc)
-       meses do ano (enero, febrero, etc)
-       partes de uma casa (salón, habitación, etc)
-       países onde a língua espanhola é oficial (Argen­tina, México, Honduras, Cuba, etc)
-       principais meios de transporte (metro, coche, au­tobús, avión, caballo, etc)
-       ser­viços públicos e de comércio (quiosco, pana­dería, tienda, cine, banco, teatro, etc)



CONTEÚDOS


4. EXPRESSÕES E SAUDAÇÕES
4.1. Fórmulas para conversação.
-       Apresentação: ¿Cómo te llamas?, etc.
-       Cumprimentos: ¡Hola!, ¿Qué tal?, ¡Buenos días!, ¡Buenas noches!, Mucho gusto, etc.
-       Agradecimento: Muchas gracias, etc.
-       Negação: No, gracias, Lo siento, etc.
-       Solicitação de algo em um bar, loja, etc: ¿Qué hay?, Una cerveza, por favor…, etc.


5. ARTIGO
5.1. Artigos (artículos)
-       Definidos: el, los, la, las.
-       Indefinidos: uno, una, unos, unas.

5.2. Contrações de prepo­sição de / a + artigo el: Contracciones: del, al

6. PRONOMES (PRONOMBRES).
6.1. Pronomes pessoais (personales)
-       Usados na função de sujeito: yo, tú, el/ella, usted, nosotros/as, vosotros/as, ellos/ellas, ustedes.

6.2. Demonstrativos
-       Masculinos: éste, ése, aquél, éstos, ésos, aquéllos;
-       Femininos: ésta, ésa, aquélla, éstas, ésas, aquéllas; e neutro: esto, eso, aquello.

6.3. Possessivos (posesivos):
-       mío/a, tuyo/a/os/as, suyo/a/os/as, nuestro/a/os/as, vuestro/a/os/as.

6.4. Interrogativos
-       Variáveis: cuál/es, quién/es, cuánto/a/os/as.
-       Invariáveis: qué, cuándo, cómo, dónde.
Ex.:  ¿Quién lo há dicho? 
        ¿Desde cuándo estás aquí?
        ¿Dónde estuviste ayer?

6.5. Indefinidos:
-       Uno, outro, pocos, muchos, todos, nadie, alguien, varios, nada, algo, bastante, etc.




CONTEÚDOS


7. ADJETIVOS
7.1. Adjetivo qualificativo (calificativo): cores, caracte­rís­ticas, etc.

7.2. Adjetivo numeral
§  Numerais cardinais: 1 uno… 8 ocho… 10 diez... 20 veinte 23 veintitrés, etc.

8. VERBOS
8.1. Verbos auxiliares: ser, estar, haver. Tempos simples do modo indicativo.

8.2. Verbos regulares
Tempos simples do modo indicativo e subjuntivo. Em 1ª conjugação (–ar), 2ª conjugação (-er) e em 3ª conjugação (-ir).

8.3. Verbos irregulares: dar, hacer, poner, tener, querer, poder, saber, ir, venir, salir, morir.

8.4. Modo Imperativo
Afirmativo
Negativo

9. ADVÉRBIOS
9.1. Advérbios: luego, hoy, aquí, allí, cerca, lejos, arriba, delante, mal, deprisa, poco, sólo, demasiado, sí, no, jamás, etc.

10. CONJUNÇÕES
10.1. Conjunções (conjunciones): mas, pero, sin embargo, luego, así que, etc.

11. PREPOSIÇÕES (PREPOSICIONES)
11.1. Preposições: de, a, para, por, en, ante, todavía, hasta, hacia, desde, etc.

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


BALLESTERO, Maria Esmeralda; BALBÁS, Alvarez Marcial Soto. Dicionário Espanhol-Português. Português- Espanhol. São Paulo: FTD, 2000.

ROMANOS, Henrique; CARVALHO, Jacira Paes de. Expansión: Español en Brasil. São Paulo: FTD, 2002. (Volume único)

SOUZA, Jair de Oliveira. Español para brasileños. São Paulo: FTD, 1997. (Volume único)


MATEMÁTICA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

MATEMÁTICA

 


Caro(a) candidato(a)

        A Matemática está presente em nossas vidas, desde uma simples contagem até o uso em complexos computadores.

        Pode parecer, a princípio, que alguns temas da Matemática não têm aplicação imediata no mundo em que vivemos; isso pode gerar em você um certo desapontamento. Na verdade, a aplicação da Matemática no cotidiano ocorre como resultado do desenvolvimento e do aprofundamento de certos conceitos nela presentes. Veja no comércio (compras e vendas), por exemplo, o cálculo de juros e porcentagem.

        Para entender a Matemática e suas aplicações são necessários: dedicação, estudo, compreensão dos conceitos matemáticos e a cada conteúdo estudado, você se apropriara de "ferramentas"  que lhe permitirão resolver problemas de sua vida diária e de sua profissão. A linguagem algébrica, o uso de equações para resolver situações-problema, o emprego e análise de gráficos e noções de matemática financeira se constituem, dentre outros, conhecimentos da matemática.

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o resultado nos Exames.
Boa Sorte!


CONTEÚDOS

1. CONJUNTOS NUMÉRICOS
1.1       Representação dos conjuntos
- Conjunto dos números naturais  (N )
 N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, ...}
- Conjunto dos números inteiros  ( Z )
   Z = {..., -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, ...}
- Conjunto dos números racionais  ( Q )
   Q = { x/x = ,  p Î Z e q Î z*}
- Conjunto dos números irracionais ( I )
  
  - Conjunto dos números reais  ( IR )
IR = {x/x Î Q  ou x é irracional}
       IR =  Q  È  I

1.2. Representação geométrica de IR.

2.    RELAÇÃO E FUNÇÃO
2.1 Par ordenado (x, y) no plano cartesiano

2.2 Produto cartesiano
AXB = {(x, y) / x Î A  e  y Î B}

2.3 Noção de relação ( R )

2.4. Representação gráfica de uma relação

2.5. Noção matemática de função

2.6 Gráfico de uma função


2.7 Análise de gráficos

2.8. Valor numérico de uma função

2.9. Domínio e imagem de uma função

2.10. Zeros ou raízes de uma função




CONTEÚDOS

3.    FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º E 2º GRAUS
3.1. Definição de função de 1º e 2º graus
       f(x) = ax + b ® 1º grau

3.2. Gráfico da função (1º e 2º graus)

3.3 Coeficientes de uma função polinomial de 1º e 2º graus

3.4. Raízes ou zeros de função de 1º e 2º graus.

3.5. Estudo do sinal da função do 1º e 2º graus


CONTEÚDOS

4.    GEOMETRIA PLANA
4.1. Teorema de Pitágoras - Relações métricas no triângulo retângulo

4.2. Razões trigonométricas no triângulo retângulo:
- seno de um ângulo agudo
- cosseno de um ângulo agudo
- tangente de um ângulo agudo

4.3. Área e perímetro de uma região determinada por: retângulo, quadrado, paralelogramo, triângulo, losango, trapézio, polígono regular, círculo, setor circular, figuras compostas.

- Unidades padronizadas e oficiais de medidas de superfícies:
km2 (quilômetro quadrado)
hm2 (hectômetro quadrado
dam2 (decâmetro quadrado)
m2 (metro quadrado)® unidade fundamental
dm2 (decímetro quadrado)
cm2 (centímetro quadrado)
mm2 (milímetro quadrado)


5. GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL
5.1 Poliedros :
- elementos (faces, arestas, vértices e diagonais)
- poliedros regulares (tetraedro, octaedro, icosaedro, hexaedro, dodecaedro).

5.2. Área lateral, área total e volume dos principais sólidos geométricos (prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera).


CONTEÚDOS

6. NOÇÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
6.1 Porcentagem

6.2. Juros simples


7. NOÇÕES DE ESTATÍSTICA
7.1 Representação e distribuição gráficas de freqüência

- Comportamento de dados a partir de uma representação gráfica

7.2. Medidas de tendência central (mediana, moda e média aritmética)





INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


FILHO, Benigno Barreto, SILVA, Cláudio Xavier da. Matemática aula por aula: vol. único: Ensino Médio. São Paulo:  FTD, 2000.

SANTOS, Carlos Alberto Marcondes dos, GENTIL, Nelson, GRECO, Sérgio Emílio. Matemática: volume único. Ensino Médio. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2001.

SILVA, Jorge Daniel, FERNANDES, Valter dos Santos, MABELINI, Orlando Donisete. Apostila de Matemática. Volume único. Novo Ensino Médio. São Paulo: IBEP, 2001.

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Matemática. Volumes 1, 2 e 3. 2º Grau. FIESP – CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.

Nota: Complemente seus estudos através de jornais, revistas, fitas de vídeo, programa de rádio e televisão. Enfim, aproveite todas as oportunidades em sua volta, que lhe possibilite estar informado e formar sua própria opinião.


           FÍSICA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

FÍSICA

 


Caro(a) Candidato(a),

A modernidade nos impõe uma atitude frente ao estudo da Física, que não é mais realizado mediante apresentação desarticulada de conceitos, leis e fórmulas distanciadas da realidade vivida. O novo significado desse estudo é integrado à vida cotidiana entendendo-se e explicando-se a queda de um corpo, o movimento de um pêndulo, a velocidade de um carro, o raio, as imagens produzidas pela televisão, os procedimentos de funcionamento de equipamentos residenciais, industriais, dentre outros.

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto a exemplo de jornal, revistas...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!


CONTEÚDO

1.     INTRODUÇÃO:
1.1  Ramos da Física

1.2  Grandezas físicas e unidades do SI (Sistema Internacional de Unidades):
   - Algarismos significativos
   - Notação científica

2. CINEMÁTICA
2.1  Conceitos Básicos: ponto material, referencial, movimento e repouso, espaço e variação, trajetória.

2.2   Velocidade Média.
        Vm = Ds    (m/s ou km/h)
                  Dt
- Aceleração Média e da Gravidade
- Aceleração: a = Dv  (m/s2)
                                 Dt
- Aceleração da gravidade: g = 9,8 m/s2 ou g = 10 m/s2

-  Movimento Uniforme(M.U)    
        A função horária: S = So + vt
        Gráficos:  - posição em função do tempo
    - velocidade em função do tempo

2.3. Movimento Uniformemente Variado (MUV)           
       - Função horária:
       .  de posição: S = So + Vo t + ½ a t2 
       .  de velocidade: V = Vo+ a t
       .  na queda livre: V = Vo + g t
       - Gráficos: .  velocidade em função do tempo
  .   aceleração em função do tempo
                        .   espaço em função do tempo


3.  VETORES
3.1  Definição/elementos: módulo, direção e sentido.

3.2   Operações:
.  soma
.  subtração
. multiplicação de um vetor por um número real.

3.3  Grandezas vetoriais:
-       vetor deslocamento
-       vetor velocidade média
-       vetor aceleração


4.  DINÂMICA
4.1. Forças: Força peso: P = m . g  (N)
        Força normal
        Força de atrito e Tração
        Força resultante:
        Fresultante = Ftração – Fatrito


4.2. Leis de Newton
1ª Lei de Newton   ®                ®
2ª Lei de Newton   F = m . a (N)
3ª Lei de Newton
F = Fatritom . N          
N(força normal) = P = m . g
        m - coeficiente de atrito

- Aplicações das Leis de Newton (Deslizamento de um ou mais blocos, blocos sendo puxados por fios, sistemas de roldanas, corpos no elevador e outros.)


5.     TRABALHO, ENERGIA E POTÊNCIA
5.1. Formas de energia: mecânica(cinética, potencial), elétrica, química, nuclear, eólica, térmica e outras.

5.2   Relação entre trabalho e energia mecânica
T = F . d  (J)            Em = Ec + Ep
      T  = F . d. cos a       Ecinética = ½ m. V2 (J)
                                       Epotencial =  m.g.h (J)
 
5.3   Relação entre trabalho, potência e rendimento
       P = T = F . d = F . V (W)
              Dt        Dt
                                                      mgh
      h - rendimento   h = P útil  =     Dt
                                       P total         Pt

6.     TERMOLOGIA
6.1  Definição de temperatura e calor

6.2  Escalas Termométricas: Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
      Tc = Tf – 32Tk – 273
       5           9               5
- Capacidade Térmica
C = DQ  (cal/ oC)     e   DQ = m . c . Dt  (cal)
       Dt


6.3  Calor Específico e Calor latente
c = C  (cal/g oC)      L = D(cal/g)
            Dt                              m
Ex.: Se a mesma substância do exemplo 7.3 tiver massa igual a 50g, logo seu calor específico terá o valor de:
A)    0,3 cal/g oC     c = C = 10 = 0,2
B)    0,4 cal/g oC           m    50
C)    0,5 cal/g oC
D)    0,2 cal/g oC
E)    0,6 cal/g oC

6.4  Transmissão de calor: condução, convecção e radiação ou irradiação.


7.     ÓPTICA
7.1 Conceitos básicos: fonte de luz, cores, meios de propagação, fenômenos ópticos, refração (ângulo de incidência e  de refração).

7.2   Espelhos:
-       Planos
-       Esféricos: côncavo
                        convexo

7.3    Lentes e instrumentos ópticos
Tipos de lentes: - convergentes
                            - divergentes

7.4  Óptica da visão e os defeitos: hipermetropia, miopia, astigmatismo, presbiopia, daltonismo, e outros.



8      ELETRICIDADE
8.1  Cargas, correntes e campos elétricos.

8.2. Circuitos e dispositivos resistivos
      U = R . i  (V)  ou   i = U  (A)  
      P = R . i 2  (W)            R


8.3. Magnetismo: ímãs, bússolas e outros equipamentos.




INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS



BONJORNO, José Roberto e Regina Azenha Valter – Física  (Volume Único). 7ª ed. São Paulo: FTD, 2000.

CALÇADA, Caio Sérgio – Sampaio, José Luís- Física Clássica (Volume 1, 2 e 3). 3ª ed. São Paulo: Atual, 1996.

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Física. Volumes 1 e 2. 2º Grau. FIESP – CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.

Ivan Ângelo – Sistema de Ensino IBEP – Apostila de Física (Volume Único). 1ª ed. São Paulo: IBEP, 2002.

RAMALHO, Nicolau e Toledo - Os Fundamentos da Física (Volume 1, 2 e 3). 7ª ed. São Paulo: Moderna, 1993.

QUÍMICA 
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

QUÍMICA

 


Caro(a) candidato(a)

A sociedade atual exige uma posição cada vez mais crítica quanto à utilização dos conhecimentos científicos, tecnológicos e de seus efeitos tanto no ser humano como no meio ambiente.

Para que serve a Química? Às vezes você não percebe, mas ela está presente na nossa vida e é parte importante dela. Quando escolhemos os produtos mais apropriados para a nossa alimentação, quando os cozinhamos e lavamos os utensílios ou quando ingerimos um medicamento, estamos lançando mão dos princípios, conceitos e reações da Química. Portanto compreender e utilizar esses conceitos, princípios e leis da Química se torna importante para interpretar os fenômenos e resolver novos problemas no dia a dia.

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!


CONTEÚDOS

1.     MATÉRIA E ENERGIA
1.1  – Mudanças de estados   físicos.

1.2  –Fenômenos:
-       físicos.
-        químicos.

1.3    Substâncias:
-       simples.
-       compostas.

1.4  – Misturas:
-       homogêneas.
-       heterogêneas.

1.5  – Processos de separação dos componentes de uma mistura.
– Misturas homogêneas: destilação

– Misturas heterogêneas
-       filtração.
-       decantação.
-       ventilação.
-       separação magnética.
 -     sublimação.
2.     ESTUDO DO ÁTOMO
2.1   Partículas atômicas: prótons, elétrons e nêutrons

2.2   Número atômico, número de massa e elemento químico

2.3  – Isótopos


3. TABELA PERIÓDICA
3.1.         Classificação dos elementos na tabela
-       Metais, não-metais e gases nobres

3.2. Elementos representativos e de transição

3.3. Distribuição eletrônica em níveis de energia (ou  camadas)

3.4. Famílias ou grupos e períodos

3.5. Propriedades periódicas: raio atômico, energia de ionização, eletronegatividade


4.     LIGAÇÃO QUÍMICA E METÁLICA
4.1 – Ligações Químicas/Formação de Compostos




CONTEÚDOS

- Ligação iônica

 – Fórmula mínima. 

4. 2 – Ligação Covalente

– Fórmulas
·         Molecular:  
·         Estrutural:  

4.3. Ligação Metálica


5. FUNÇÕES INORGÂNICAS: ÓXIDOS, ÁCIDOS,
    BASES E SAIS
5.1. Substâncias inorgânicas, fórmulas e nomenclatura

5.2. Substâncias Inorgânicas: usos e aplicações

5.3. Problemas Ambientais
-       Efeito Estufa
-       Chuva Ácida
-       Buraco na camada de Ozônio
-       Poluição da água e do ar

6. REAÇÕES QUÍMICAS
6.1. Classificação: Síntese; análise, simples troca e dupla troca

– Balanceamento de equações químicas


6.2. Lei da Conservação da Massa (Lei de Lavoisier)


CONTEÚDOS

7. SOLUÇÕES
7.1 – Solução e Classificação
-       Quanto ao estado físico
-       Quanto à quantidade de soluto



7.2 – Concentração comum:
C  =  massa do soluto
Volume da solução

8. MEDIDAS EM QUÍMICA
8.1 – Massa Molecular –  unidade: u

 – Massa Molar – unidade: g / mol

8.2. Quantidade de matéria: mol


9. FUNÇÕES ORGÂNICAS
9.1 – O átomo de carbono e as cadeias carbônicas.

9.2. Hidrocarbonetos

9.3. Compostos orgânicos


9.4. Constituição, destilação e derivados do petróleo.

– O Petróleo e danos ambientais



CONTEÚDOS

10. METAIS E SUAS LIGAS
10.1. Propriedades dos matais e ligas.

10.2. Tipos de ligas.

10.3. Métodos de proteção do aço

10.4. Reciclagem


INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


CARVALHO, Antônio: Apostila .Química Vol. Único .Curso Completo. Sistema IBEP de Ensino. Ed. Afiliada. São Paulo, 2000.

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSSO 2000, Química. Volume 1 e 2. FIESP – CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.

PERUZZO, Tito Miragaia , CANTO , Eduardo Leite do. Química Vol. Único . Ed. Moderna. São Paulo, 2000.



BIOLOGIA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

BIOLOGIA

 


     Caro(a) Candidato(a),

O estudo da Biologia, levará você a descobrir que a vida se organizou através dos tempos, sob a ação  de processos evolutivos contínuos que resultaram na diversidade de formas que hoje existem, incluindo a espécie humana. Esses organismos não estão isolados, ao contrário, entre eles existem relações de interdependência. Ao penetrar no mundo biológico, você terá condições de  desenvolver o respeito: aos seus semelhantes, a todas as formas de vida e a melhoria das condições de vida  dos seres humanos e do planeta.

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!


CONTEÚDOS

1. ORIGEM DA VIDA
1.1. De onde vem a vida
Teorias : Abiogênese
Biogenese, Pasteur, Redi Spallanzani Oparin Haldane Miller, Hipótese heterotrófica.

1.2. Fundamentos da Evolução Biológica.
       (Lamarck e Darwin)


2. ORGANIZAÇÃO DA VIDA(CITOLOGIA)
1.1.  Célula: unidade dos seres vivos.

1.2.  Organização celular.

1.3.  Organelas citoplasmáticas (mitocôndria, cloroplasto, etc.)

1.4.  Mitose

1.5.  Meiose

1.6.  Células eucariontes e procariontes

1.7.  Célula animal e vegetal (membranas, cloroplastos,etc.)


3. DIVERSIDADE DA VIDA (seres vivos e vírus)
3.1. Biologia dos vírus, algas, bactérias, protozoários e fungos
3.2.       Importância econômica e ecológica dos seres vivos e dos vírus.  Ex. Decomposição da matéria orgânica, exportação de cogumelos comestíveis...


3.3.       Relação com outros seres vivos. Benéficas: fermentação de massas, leite, etc., constituição da fauna e flora intestinais, xampus, cremes etc. Maléficas: diversas doenças (Pneumonia, tuberculose, dengue, gripe, meningite, hepatites, DSTs / AIDS).

3.4.       Animais invertebrados e suas relações com outros animais.

4. ESTRUTURAS E FUNÇÕES DOS VEGETAIS
4.1. Biologia das plantas (raiz, caule, folhas, flores e frutos)
- Fotossíntese.

4.2.         Alimentação vegetariana; fitoterapia (medicamentos); indústrias de móveis etc.

4.3. Plantas e equilíbrio ecológico


5.     BIOLOGIA HUMANA
5.1. O Homem

5.2.  Funções de nutrição.
      (digestão, respiração, circulação e excreção)

5.3. Funções de relação.
(locomoção, tato, visão, olfato, audição)

5.4. Sistema imunológico.
(leucócitos, linfa)

5.5. Reprodução humana.

- Aparelho Reprodutor.

- Métodos contraceptivos.

5.6. Sistema nervoso
(estrutura do neurônio)

5.7. Sistema hormonal
(glândulas exócrinas e endócrinas)

5.8. Vida e saúde(atividade física, alimentação saudável, cuidados com a pele, lazer, descanso, e outras)

5.9. Doenças que afetam o organismo humano e hábitos prejudiciais. (Diabetes, bócio, estresse, alergias, câncer, DSTs, AIDS, alcoolismo, tabagismo e outras)

6. CONTINUIDADE DA VIDA (GENÉTICA)
6.1. Fundamentos da hereditariedade. Mendel: o pai da genética
- Primeira e segunda leis de Mendel (Monoibridismo e diibridismo)


6.2. Conceitos básicos (Caráter, genótipo, fenótipo, homozigoto, heterozigoto, recessivo, dominante, autossomo e alossomo)

6.3. Daltonismo e Hemofilia

6.4. Síndrome de Down.

6.1. Sistema ABO e fator Rh.  





6.2. Engenharia genética. Alimentos trangênicos, clonagem, vacinas gênicas, terapias gênicas, teste de DNA, projeto genoma, cura de doenças, recuperação de espécies em extinção etc.


7. INTERAÇÃO DOS SERES VIVOS (ECOLOGIA)
7.1. Ecossistemas (conceito)

7.2. Tipos de ecossistemas (marinho, terrestre, etc.)

7.3. Os seres vivos e a biosfera (todo o fazer do ser humano e sua relação com o clima, espaço geográfico, trabalho, relações sociais)

7.4.         Conceitos básicos de habitat, nicho ecológico, população, comunidade.

7.5. Relações ecológicas (harmônicas e desarmônicas)

7.6. Cadeias e teias alimentares

7.7. Fluxo de energia (pirâmides de energia e de massa)

7.8.  Efeito estufa, chuva ácida, etc.

7.9.  Poluição aérea, do solo, da água, etc.

7.10. Prejuízos causados pela poluição




INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


AMABIS, José e MARTO, Gilberto. Fundamentos da Biologia Moderna. Vol. Único. São Paulo: Moderna, 1999.

LOPES, Sônia. Biologia, Volume único. 1ª edição. São Paulo: Saraiva, 1999.

PAULINO, Wilson. Biologia, Volume único. 7ª edição. São Paulo: Ática, 2002.

PAULINO, Wilson. Ecologia atual. 5ª edição. São Paulo:  Ática, 2000.

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSSO 2000, Biologia. Volume 1 e 2. FIESP – CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.

Nota: Complemente seus estudos através de jornais, revistas, folhetos informativos variados, filmes, fitas de vídeo, programas de rádio e televisão, congressos em geral, participação em atividades comunitárias etc. Enfim, aproveite todas as oportunidades em sua volta, que lhe possibilite estar informado e formar sua opinião própria.


GEOGRAFIA 
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

GEOGRAFIA

 


Caro(a) candidato(a),

As transformações ocorridas no espaço geográfico nas últimas décadas, a velocidade com que se processa o conhecimento técnico-científico e as informações vinculadas pela imprensa imprimiram ao ensino da Geografia um novo olhar para as questões relacionadas à sociedade em que vivemos.

Para que possamos entender melhor esse mundo de informações, a Geografia nos oportuniza, uma leitura crítica da sociedade, possibilitando assim, o exercício da cidadania, a compreensão da relação do espaço natural com o espaço geográfico e a atuação do homem nesses espaços.

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!


CONTEÚDOS

1.     ESPAÇO GEOGRÁFICO
1.1. Organização do espaço geográfico
-       Paisagens
-       Lugares
1.2. Planeta Terra e seus movimentos
-     Rotação
-     Translação
1.3. Coordenadas geográficas, sua utilização no sistema de orientação e fusos horários
-       Latitude
-       Longitude
-       Fusos horários do Brasil e as variações

2.     REPRESENTAÇÃO DA TERRA
2.1. Representação da Terra através dos mapas escalas gráfica e numérica e cálculos de distâncias, através do uso das escalas
2.2. A Terra e os subsistemas
-       Litosfera
-       Atmosfera
-       Hidrosfera
-       Biosfera.
2.3. Os agentes formadores do relevo
-       Internos
-       Externos

2.4. Tipos de relevo
-       Planaltos
-       Planícies
-       Depressões
-       Dobramentos modernos (montanhas de formação recente
- O relevo brasileiro, os recursos minerais disponíveis e sua exploração. ( petróleo, urânio, ferro, manganês, minerais nobres e outros)



CONTEÚDOS

3. CAMADAS DA TERRA
3.1. Atmosfera - dinâmica e camadas
-       Exosfera
-       Ionosfera
-       Estratosfera
-       Troposfera
 3.2. Fatores e elementos do clima
-    Massas de ar
-    Temperatura
-    Pressão atmosférica
-    Chuvas
-    Altitudes
-    Ventos
-    Continentalidade/maritimidade
-       Tipos de clima do Brasil
3.3. Hidrosfera – subsistema predominante na Terra
-       Rios
-       Lagos

3.4. Oceanos e mares
-      Movimento das água oceânicas (marés,  ondas ou vagas e correntes marítimas)
-          Aproveitamento econômico
-      Pesca
-      Exploração do petróleo
-      Exploração do sal marinho
-      Uso do oceano como meio de transporte
3.5. As bacias hidrográficas brasileiras
-       São Francisco
-       Amazônica
-       Norte – Nordeste
-       Leste
-       Sudeste
-       Platina
-       Tocantins – Araguaia.
Aproveitamento econômico das bacias hidrográficas brasileiras
-       Fonte de energia
-       Irrigação
-       Abastecimento de água
-  Meios de transporte
-  Fonte de alimentação

4. POPULAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
4.1. Aumento da expectativa de vida, declínio da mortalidade e da natalidade

4.2. Movimentos da população
-       Êxodo rural
-       Migração pendular
-       Emigração
-       Imigração
-       Transumância

4.3. Composição da população por idade e sua implicação na economia e na sociedade

4.4. Setores da economia
-       primário
-       secundário
             -      terciário



CONTEÚDOS


5. URBANIZAÇÃO
-  Países desenvolvidos - lenta
-  Países em desenvolvimento - rápida
-  Formação de metrópoles, megalópoles e megacidades


6. IMPORTÂNCIA DA ONU NA MANUTENÇÃO DA PAZ MUNDIAL E NO EQUILÍBRIO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
- Conflitos no Oriente Médio e outros
- Comércio internacional
- Atuação da OMC (Organização Mundial do Comércio)

7. ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA
-       Geografia dos assentamentos rurais
-       Conflitos entre grileiros x posseiros
-       Atuação do MST (Movimento dos Sem Terra)
-       Agricultura
-       Pecuária


8. INDUSTRIALIZAÇÃO
-       Localização e fatores da localização
-       Tipos de indústrias (de base, de bens de consumo e outras)

9. QUESTÕES AMBIENTAIS
-       Poluição atmosférica
-       Inversão térmica
-       Ilhas de calor
-       Efeito estufa
-       Chuvas ácidas
-       Poluição dos solos
-       Poluição das águas
-       Desmatamento.
9.1. Meio ambiente e desenvolvimento auto-sustentável. Exemplo: criação de reservas florestais; reciclagem do lixo; utilização de fontes de energias limpas e renováveis, como a eólica e solar; diminuição do uso de agrotóxicos.

  

 INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


LUCCI,  Elian Alabi. Geografia - O Homem no Espaço, 2º grau. São Paulo: Saraiva, 2000.

PIFFER, Osvaldo. Geografia Geral, vol. Único. São Paulo: IBEP, 2001.

PIFFER, Osvaldo. Geografia do Brasil, vol. Único. São Paulo: IBEP, 2001

VESENTINI, J. William. Sociedade e Espaço, Geografia Geral e do Brasil, 2º grau. São Paulo: Ática, 2002 (edição reformulada e atualizada).

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Geografia. Volumes 1 e 2. 2º Grau. FIESP – CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.

Jornais e revistas de circulação nacional.

HISTÓRIA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA

 


Caro(a) Candidato(a),

Estudar História é perceber que o processo histórico é resultado da ação coletiva de homens e mulheres que viveram em determinado  tempo e espaço e dos fatores sociais, políticos, econômicos e culturais, lançando um olhar atento sobre o presente.

É também procurar entender a riqueza de poucos, as dificuldades de muitos e o esforço para eleger  valores e princípios a serem preservados (a democracia, por exemplo) e modificar o que deve ser transformado (a gritante desigualdade social existente).

Desse modo, não podemos nos colocar apenas como espectadores da História, mas co-participantes no exercício efetivo da cidadania, já que somos seres históricos.

Enfim, interpretar e criticar os fatos e situações reais da nossa região, do país e do mundo, compreendendo a si mesmo como ser histórico integrado à sociedade global.

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto a exemplo de jornal, revistas...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor nos Exames.
Boa Sorte!

                                                                                                                                                                                                                                

CONTEÚDOS


1.     A TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA.
1.1. A Europa e as Cruzadas
-       Renascimento comercial e urbano
-       Surgimento da burguesia
-       Humanismo-Renascimento-Reforma

 


1.     A EXPANSÃO MARÍTIMO-COMERCIAL EUROPÉIA
2.1. Mercantilismo
-       A conquista das terras americanas

2.1.  Colonização ibérica, inglesa, francesa e holandesa.
-       A colonização portuguesa no Brasil: latifúndio, monocultura e escravismo.


3.     REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA INGLATERRA
-       Inovações técnico-científicas
-       Divisão social do trabalho
-       Relação Capital x  Trabalho
-       Conflitos Burguesia x Operariado
-       Urbanização desordenada
-       Desemprego

  

CONTEÚDOS


4.     A CRISE DO SISTEMA COLONIAL
4.1. Iluminismo – Liberalismo Econômico

4.2.  Independência dos Estados Unidos da América
4.3.  A Revolução Francesa
- A França pré-revolucionária
-  Igualidade, Liberdade, Fraternidade.
-     A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

4.4. Movimentos anti-coloniais no Brasil:
-       Inconfidência Mineira
-       Conjuração Baiana (dos Alfaiates)

5.     A EXPANSÃO NAPOLEÔNICA NA EUROPA E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
5.1. A família real portuguesa no Brasil e o fim do pacto colonial.

5.2.  A dependência econômica do Brasil em relação à Inglaterra.

5.3. A Revolução do Porto e a tentativa de recolonização
- “Independência” – um acordo entre as elites brasileiras e a corte portuguesa.

5.4   A Independência na Bahia: 2 de julho de 1823.

6. A FORMAÇÃO DO ESTADO MONÁRQUICO
6.1.  A Constituição de 1824 e a Confederação do Equador

6.2.  As revoltas sociais do século XIX

6.3.  Fim do tráfico negreiro

6.4.  A campanha abolicionista
-       A lavoura cafeeira, a imigração estrangeira e a situação dos negros no pós-abolição.


CONTEÚDOS


7.     O IMPERIALISMO E O NEO-COLONIALISMO
7.1. As razões e necessidades da expansão: Inglaterra, França, Estados Unidos, Japão.
- A partilha da África e da Ásia
- Os efeitos do Imperialismo

8.     REPÚBLICA VELHA (1889-1930)
8.1. Primeira Constituição Republicana

8.2. Coronelismo; política dos governadores; política do café-com-leite
-       Economia e sociedade na República Velha

8.3. Os movimentos sociais urbanos e rurais
- Canudos e Contestado; Jagunços e cangaçeiros
- A Revolta da Chibata e a Revolta da Vacina

8.4. Tenentismo/Coluna Prestes
- A Revolução de 1930

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)
9.1 A política das alianças

9.2. As principais fases e seus efeitos

10. A REVOLUÇÃO SOCIALISTA DE 1917
10.1. Fases da implantação do socialismo e sua propagação em outras áreas.

11. O PERÍODO ENTRE GUERRAS
11.1. A crise do Capitalismo
 - A queda da bolsa de Nova York em 1929

11.2. Ascensão dos regimes totalitários e queda das democracias parlamentares: Nazismo/Fascismo
- Brasil: Integralismo (AIB) x Comunismo (ANL)

12. A ERA VARGAS (1930-1945)
12.1. O Governo Provisório: (1930-1934)
- O Governo Constitucional (1934-1937)
- O Estado Novo (1937-1945)
- Política Nacionalista e Intervencionista
-    Populismo e Trabalhismo: CLT, Salário Mínimo, Voto feminino




CONTEÚDOS


12.2. A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial


13. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945)
13.1. Imperialismo e a indústria bélica
-       A ideologia nazi-fascista
-       As diversas frentes: Eixo x Aliados

13.2. A participação dos EUA na Guerra
- Fim da Alemanha: a derrota nazista
13.3. Acordos de Paz: O mundo pós-guerra

14. A GUERRA FRIA
14.1. EUA (Capitalismo) X URSS (Socialismo)
-       A nova Ordem Mundial: o colapso do socialismo; a queda do muro de Berlim; redemocratização na América Latina; Neo-liberalismo; globalização da economia; blocos regionais e internacionais.

14.2. A volta de Getúlio Vargas
- A “americanização do Brasil”
- Os governos de Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart.


15. OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL(1964-1985)
15.1. Autoritarismo e Repressão: Atos Institucionais
-       “O Milagre Brasileiro”

15.2. Movimentos da sociedade civil
- A abertura política/redemocratização: de Geisel a Figueiredo
    - Diretas Já

16. A NOVA REPÚBLICA (de 1985 até os Dias Atuais)
16.1. De Sarney a FHC
16.2. A Constituição de 1988
16.3. A política neo-liberal brasileira
- Problemas enfrentados pela sociedade brasileira: concentração da terra e da riqueza: a questão agrária; movimentos sociais urbanos e rurais; desemprego; violência; narcotráfico/drogas; habitação; saúde; educação, entre outros

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


ARAÚJO, José Góes de. Velha Cidade da Bahia historia & estórias (2 volumes). Fundação Cultura, 2001.


COTRIM, Gilberto. História e Consciência do Brasil. 2º. Grau, 3ª ed. São Paulo:  Saraiva, 1996

_____. História Geral e História do Brasil para um geração consciente. 7ª ed. São Paulo:  Saraiva, 1981.

NADAI, Elza e NEVES, Joana. História do Brasil. 18ª ed. São Paulo : Saraiva, 1996

ORDONEZ, Marlene e QUEVEDO, Júlio. História. São Paulo : IBEP, 1999.

PEDRO, Antonio. História Geral: compacto, 2º. Grau, Ed. Atual, São Paulo: FTD, 1995.

SCHMITD, Mario Furley. Nova história crítica do Brasil: 500 anos de história mal contada. São Paulo: Nova Geração, 1997.

TAVARES, Luiz Henrique Dias. História da Bahia, UNESP/UFBA, 2001

REVISTAS: ISTO É, VEJA, ÉPOCA, CAROS AMIGOS, entre outras.

JORNAIS DE CIRCULAÇÃO LOCAL E NACIONAL

FILOSOFIA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

PROGRAMA DE FILOSOFIA

Caro (a) Candidato (a)

    A inserção de Filosofia, nos Exames Supletivos, através das Comissões Permanentes de Avaliação atenderá as determinações da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), além de abrir um espaço para o desenvolvimento intelectual dos candidatos. A Filosofia estimula a discussão de conceitos, dando oportunidades de descobrir os ideais que nortearão a sua vida e o seu fazer educacional, onde deixa de ser o de memorizar “o conteúdo” das disciplinas e passa a ser de orientá-los na busca de suas necessidades intelectuais, através do desenvolvimento do raciocínio, do questionamento e da investigação.
O estudo da Filosofia é uma busca de formar uma geração mais atenta, crítica e apta a discutir, escolher e decidir por si mesma.

           


Conteúdos
1.0   – A origem da filosofia: definição e características.
2.0   – Mito e Mitologia
3.0   - Conhecimento, cultura e natureza
   3.1. O Conhecimento como problema
   3.1.1. Fontes do conhecimento
   3.1.2. O conhecimento científico e o problema da justificação
4.0   – Ciência e racionalidade
  4.1. Ciência e sociedade
  4.2. Arte e sociedade
5.0   – Lógica
5.1. Lógica e linguagem
5.2. Linguagem e argumentação
5.3. Lógica e pensamento
6.0 – O problema do valor e agir moral
7.0 – O bem, a verdade e a felicidade
8.0 – Ética
         8.1. Ética e racionalidade
         8.2. Ética e moralidade
         8.3. Problemas éticos da atualidade, bioética, ecologia, política, meios de comunicação, etc.)
9.0 – O problema do multiculturismo
10.0 – Política e natureza humana
11.0 – Justiça e liberdade
12.0 – Poder, Estado e Democracia
13.0 – Os desafios filosóficos da atualidade


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CAREL & GANEZ - O que a Filosofia é. Porto Alegre; Art  Med.
FERRY, Luc – Aprender a Viver. Filosofia para Novos Tempos. Ed. Objetiva; Rio de Janeiro, 2006.
CHAUÍ, M – Convite à Filosofia. 13ª Ed. São Paulo: Ática, 2003
LIPMAN, Mathew – A Filosofia vai à Escola. São Paulo: Summus, 1990
Artigos e Revistas Especializadas.

SOCIOLOGIA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

PROGRAMA DE SOCIOLOGIA

Caro (a) Candidato (a)

    Estudar Sociologia é a oportunidade que o candidato tem em desenvolver a capacidade de conhecer e de estabelecer diferenças contrastivas entre ciência e senso comum (conhecimentos prévios). Faz-se necessário, pois, que o candidato aproprie-se dos conhecimentos e procedimentos científicos, ensejada no estudo de Sociologia, para que seja capaz de desenvolver visão crítica e questionadora, baseada na compreensão da historicidade e dinamicidade dos processos e fatos sociais, portanto passíveis de ser modificados pelas ações dos sujeitos.
     O estudo da Sociologia visa contribuir, de forma significativa, para o desenvolvimento do senso crítico, a partir de reflexões sobre a complexa realidade social brasileira e mundial, marcada por desigualdades sociais e relações de exploração e opressão.
     Enfim, problematizar conceitos, tais como relações sociais, trabalho, cultura, identidade, ética, cidadania, ideologia, poder, política, dominação, classes sociais, Estado, família, Escola, dentre outros, serão referenciais na abordagem curricular desta disciplina.

           
                                                                  Conteúdos

     1.       Introdução à Sociologia
1.1. O que é Sociologia
1.2. Objeto e objetivo da Sociologia
1.3.  Idéias que contribuíram para o nascimento da Sociologia
     1.3.1. A revolução científica de Isaac Newton
     1.3.2. O iluminismo
     1.3.3. O capitalismo e o nascimento da Sociologia
1.4  A utilidade da Sociologia nos diversos campos da atividade humana

     2.       A construção do pensamento sociológico no Brasil
     3.       Política e Sociedade
3.1. O estado moderno, absolutista e liberal
3.2. Degradação social, globalização e neoliberalismo
3.3. Mudança social reforma e revolução
3.4. As instituições políticas no Brasil

       4.       Movimentos Sociais
4.1. O que é movimento social
4.2. O conflito e ação coletiva
 4.3. O movimento social no Brasil

      5.       Cultura
5.1. Cultura e ideologia
5.2. Cultura e alienação
5.3. Cultura popular e erudita
5.4. Cultura popular ou folclore?
5.5.Tradição ou transformação?
        5.6.  Indústria cultural
        5.7. Contracultura
        5.8. Criatividade cultural
        5.9. A Cultura de massa
        5.10. A violência como fator cultural

6. Raça e povo
      6.1. As raças
      6.2. Negros e brancos
      6.3. Racismo

7. A soberania nacional
    7.1. As privatizações
    7.2. A questão da Amazônia
    7.3. A nossa água
    7.4. A biodiversidade
    7.5. A inserção do Brasil no contexto da globalização neoliberal

8. As instituições Sociais
  8.1. A família
      8.1.1. A emancipação da mulher
  8.2. A escola
  8.3. A igreja
  8.4. O Estado
  8.5. O papel das instituições na construção de valores éticos, morais, espirituais, etc.

   9. O trabalho
   9.1. O Trabalho nas diferentes sociedades
   9.2. Trabalho e realização versus trabalho e alienação
   9.3. A ética capitalista do trabalho
   9.4. Consumismo

   10. Cidadania e política
   10.1. O que é política?
   10.2. O poder
   10.3. Ética na política – corrupção
   10.4. A participação política
   10.5. A votação

    11. A Tecnologia
    11.1. A Tecnologia
    11.2. Tecnologia e as desigualdades entre as nações
    11.3. Os problemas da civilização tecnológica
    11.4. Os mitos da tecnologia e do progresso
    11.5. Tecnologia e o futuro da humanidade

     12. Sincretismo religioso
     12.1. Na Bahia
     12.2. No Brasil

     13. O Papel das ONGs

      14. Estatuto da Criança e do adolescente.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


      BETTO, Frei. OSPB, São Paulo

       VITA. Álvaro. Sociologia da Sociedade Brasileira. Ática. São Paulo

       TOMAZI, Nelson Dacio. Iniciação à Sociologia. ATUAL. São Paulo

       FERREIRA, Delson. Manual de Sociologia. Atlas. São Paulo